Sobre a situação do camarada Renan Sant’anna

ATUALIZAÇÃO: no dia 5 de fevereiro de 2018, Renan e seu primo Diego foram libertos. Mais informações na página da Ação Direta em Educação Popular – ADEP.

Via  Ação Direta em Educação Popular – ADEP:

Dia 9 de janeiro a polícia em mais uma operação na chamada “guerra as drogas” na favela da Mangueira, invadiu as casas de moradores e moradoras, dentre elas a de um companheiro de militância. A PM invadiu a casa da família do camarada Renan Sant’anna e prendeu ele e seus 2 primos.

Nesse momento Renan está numa cela com mais 50 presos passando por humilhaçõese sofrendo por “crime” que jamais cometeu. Lembremos que na 1a audiência de custódia uma juíza branca, reacionária e que faz parte de uma classe definida que é a elite do país, nem sequer olhou o histórico dos 3 e já sentenciou a prisão preventiva de cara, sem ouvir nem a defesa dos jovens… todos negros, favelados e pobres (bom lembrar tbm).

Pra finalizar temos que reforçar o caráter político da situação do Renan. O rapaz é ativista e bem atuante na área, anarquista, estudante da UERJ e compõe o coletivo ADEP (Ação Direta em Educação Popular). No momento da prisão, em que os policiais reviraram a casa dos três SEM MANDATO ALGUM, os canas dentre outras coisas observaram os livros de Renan e uma máscara de gás (pra proteção pessoal em atos) e afirmou que iria levar Renan por ser “black bloc” e que ja o conheciam.

É preciso estarmos atentos e fortes… Renan é só mais um preso político nesse sistema carcerário e judiciário, que se mostra sempre racista e classista. Igual a Renan temos milhões de presos nesses verdadeiros campos de concentração que são as cadeias país afora. Não podemos nos calar diante desse caso pois reforçamos que TODO PRESO É UM PRESO POLÍTICO por aqui.

Assim como existem Renans e Rafaéis Bragas pelo país, os verdadeiros bandidos seguem ilesos em seus gabinetes de empresas ou casas de poder.

Fortalecemos essa corrente e busquemos nos solidarizar sempre e sempre com os nossos.

Liberdade para Renan e seus primos (Diego e Diogo)!

0 comments ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment